DECLARAÇÃO E RECONHECIMENTO PROFISSIONAL

10 outubro, 2025


 

SELO DE VERACIDADE - PSICOMOTRICIDADE - ABP-SP

10 outubro, 2025


 

ATENDIMENTOS TERAPÊUTICOS COM EXCELÊNCIA, RESPEITO E QUALIDADE

10 outubro, 2025


 

ATENDIMENTOS TERAPÊUTICOS - EDER LINO RODRIGUES

27 setembro, 2025



ATENDIMENTOS TERAPÊUTICOS - EDER LINO RODRIGUES 

 

LOJA VIRTUAL BRINCARLEAR (RECURSOS - JOGOS E BRINQUEDOS / EDUCACIONAIS E TERAPÊUTICOS)

27 setembro, 2025


É com uma imensa alegria e o coração repleto de muita gratidão, lhe convidamos a acessar o link de nossa loja virtual Brincarlear Brincarleando: Recursos Terapêuticos e Educativos (Brinquedos e Jogos). Aceitamos diversas formas de pagamentos e entregamos em seu endereço. 


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Além de contarmos com o catálogo com diversas oportunidades de adquirir os recursos (brinquedos e jogos), para com toda a família treinar as habilidades psicomotoras, habilidades cognitivas e habilidades afetivas, dispomos de sugestões para brincadeiras com os seus e materiais com a importância do Brincar e as sinapses dos nossos Neurônios que acontecem durante esse processo lúdico e prazeroso.

 

INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGOGICA

23 setembro, 2025



A intervenção neuropsicopedagógica é um processo que visa identificar, compreender e intervir em dificuldades de aprendizagem, transtornos e obstáculos no desenvolvimento cognitivo e comportamental de crianças e adultos, integrando conhecimentos de neurociência, psicologia cognitiva e pedagogia para criar estratégias que fortaleçam as habilidades do indivíduo e melhorem a qualidade de sua aprendizagem e vida. 


Objetivos principais:


》Identificar e avaliar dificuldades: Através de testes, observações e entrevistas, o profissional (neuropsicopedagogo) identifica as causas e tipos de dificuldades de aprendizagem, como dislexia, TDAH e discalculia. 


》Desenvolver e implementar intervenções: Elaborar e aplicar estratégias terapêuticas e pedagógicas personalizadas para superar os obstáculos específicos. 


》Fortalecer habilidades cognitivas: Trabalhar habilidades fundamentais como a atenção, memória, linguagem e funções executivas, que são essenciais para o processo de aprendizagem. 


》Melhorar a qualidade de vida: Criar condições que favoreçam o desenvolvimento integral do indivíduo, não só na escola, mas também no seu bem-estar geral. 


》Avaliação: O neuropsicopedagogo avalia o processo de aprendizagem do indivíduo, analisando as funções cognitivas, emocionais e comportamentais. 


》Planejamento: Com base na avaliação, é elaborado um plano de intervenção que pode envolver atividades lúdicas e específicas para cada dificuldade. 


》Intervenção: O profissional trabalha de forma estratégica, muitas vezes incorporando os interesses do indivíduo para criar um ambiente motivador e eficaz. 


》Acompanhamento: O progresso do indivíduo é monitorado e a intervenção é ajustada conforme a evolução, garantindo a eficácia do tratamento. 


》A quem se destina: Crianças, adolescentes e adultos com dificuldades específicas de aprendizagem (leitura, escrita, matemática). Indivíduos com transtornos de aprendizagem, como dislexia, disgrafia e TDAH. Pessoas que enfrentam obstáculos no seu desenvolvimento cognitivo ou comportamental. 


》Diferença para a prática pedagógica tradicional: A intervenção neuropsicopedagógica vai além do conteúdo escolar, concentrando-se no fortalecimento das bases cognitivas que sustentam a aprendizagem, estabelecendo uma relação entre as funções específicas e as práticas educativas.





 

INTERVENÇÃO PSICOMOTORA

23 setembro, 2025


A intervenção psicomotora é uma abordagem que promove a integração entre as funções motoras e cognitivas, utilizando atividades lúdicas e corporais para desenvolver a coordenação, percepção e propriocepção.


Essencial para crianças, especialmente aquelas com dificuldades de desenvolvimento como Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Síndrome de Down, a intervenção busca melhorar o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo através de uma interação constante entre corpo e mente. 


Objetivos e Benefícios


》Desenvolvimento Motor: Aprimorar a motricidade fina (dedos, mãos) e global (correr, pular), a coordenação, o equilíbrio e o esquema corporal. 


》Desenvolvimento Cognitivo: Estimula a organização cerebral e a capacidade de atenção e concentração. 


》Desenvolvimento Socioemocional: Fortalece a expressão, a autonomia e a adaptação social. 


》Aprimoramento da Linguagem: Facilita a comunicação e a compreensão. 


》Avaliação das habilidades motoras da criança em um ambiente seguro e acolhedor, observando aspectos como progresso, ritmo, atenção e dificuldades. 


》Atividades: Jogos, brincadeiras, danças, montagem e atividades de desenho são utilizadas para explorar as capacidades corporais e estimular o aprendizado e a experimentação. 


》Intervenção Integrada: As atividades psicomotoras visam a união do movimento, do intelecto e do afeto, abordando o indivíduo como um todo. 


Para quem é indicada


Uma intervenção psicomotora é benéfica para crianças em diferentes contextos: 

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down. 

Crianças com dificuldades ou atrasos no desenvolvimento motor e cognitivo. 


Crianças que precisam desenvolver habilidades de leitura e escrita.

 

ESTIMULAÇÃO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA

23 setembro, 2025


Estímulo da coordenação motora fina:


》Quebra-cabeças e blocos: Brinquedos como quebra-cabeças e bloquinhos que precisam ser encaixados são ótimos para desenvolver a coordenação motora fina e a capacidade de manipulação. 


》Atividades de empilhar: Empilar blocos ou copos pode ajudar o bebê a entender conceitos de equilíbrio e aprimorar a destreza manual. 


》Alinhavar: Uma atividade como alinhar um desenho com um cordão pode desenvolver o movimento de pinça, a concentração e a coordenação para realizar tarefas mais complexas.

 

ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA PARA BEBÊS

23 setembro, 2025


A estimulação motora para bebês pode incluir atividades psicomotoras no chão, como rolar bolinhas e engatinhar em túneis, atividades para desenvolver a produtividade fina, como empilhar blocos, e estimulação através da música e dança. 


É importante incentivar a exploração com diferentes texturas e materiais, como livros de tecidos e brinquedos que emitem sons variados, e observar o bebê para oferecer oportunidades para que ele se mova de forma independente, mas sempre com segurança e supervisão. 


Estimulação do desenvolvimento motor grosso:


》Posição de bruços: Coloque o bebê no chão, sobre um tapete de atividades, e segure um brinquedo à frente do rosto dele para incentivá-lo a erguer a cabeça. 

》Engatinhar: Crie um ambiente seguro com tons feitos de almofadas ou caixas para estimular a criança a engajar, o que fortalece braços, pernas e o centro do corpo. 

》Brincar com bolas: Rolar uma bola para o bebê e incentivar-o a alcançar-la e pegá-la, o que ajuda no desenvolvimento do alcance e da progressão. 

Brinquedos em que o bebê precisa se apoiar podem estimular o desenvolvimento para que ele se levante e comece a dar os primeiros passos.

 

ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA

23 setembro, 2025



A estimulação psicomotora visa apoiar o desenvolvimento integral da criança ao integrar as áreas motora, cognitiva e emocional através do movimento, interação e exploração.


Este processo não deve antecipar ou forçar etapas, mas sim oferecer um ambiente seguro e estimulante para que a criança descubra o potencial do seu corpo e desenvolva habilidades como rolar, rastejar, engatinhar, andar e de forma progressiva motora fina e grossa.


Atividades diárias, brincadeiras e experiências sensoriais são fundamentais, sempre mediadas por um adulto que conversa e interaja com a criança para criar um processo de aprendizagem prazeroso e respeitoso com seus limites. 


Princípios da Estimulação Psicomotora

Ligação entre áreas: 


》Reconhecemos que a cognição, as emoções e a motricidade estão intrinsecamente ligadas ao desenvolvimento infantil. 

》Desenvolvimento natural: Consiste em preparar o ambiente para criar o bebê a explorar o seu corpo e descobrir o seu potencial através do movimento. 

》Poder fazer: Foca em dar à criança as condições para que ela possa realizar os movimentos. 

》Ambiente seguro e prazeroso: As atividades devem ser realizadas de forma agradável e segura, respeitando as etapas de desenvolvimento. 

》Mediação do adulto: A interação do adulto, com conversa e diálogo, é essencial para guiar e apoiar a criança nesse processo. 

》Atividades que estimulam a estimulação

》Movimento no chão: Colocar o bebê no chão para rolar, rastejar e engatinhar, estimulando a força nos membros e o equilíbrio. 

》Atividades sensoriais: Proporcionar diferentes sensações na pele, como texturas, e o uso de sons rítmicos. 

》Atividades cotidianas: pentear o cabelo, vestir-se, escovar os dentes e comer sozinho são atividades que desenvolvem a motricidade fina. 

》Brincadeiras: Brincar com encaixes, quebrar-cabeças, pegar objetos, brincar e interagir com outras crianças em um ambiente lúdico. 


Quando procurar ajuda profissional

Dificuldades de aprendizagem: A falta de vivência de etapas psicomotoras pode levar a dificuldades na leitura e escrita, e é importante focar na motricidade antes de focar nessas habilidades. 

》Atendimento profissional: Se a criança não corresponde a estímulos ou apresenta dificuldades, é fundamental procurar profissionais para orientação e, em casos mais sérios, uma equipe médica multidisciplinar.

 

A IMPORTÂNCIA DA NEUROPSICOPEDAGOGIA

23 setembro, 2025


A neuropsicopedagogia é uma área de atuação multidisciplinar que utiliza conhecimentos de neurociência, psicologia e pedagogia para entender e superar as dificuldades de aprendizagem, promovendo inclusão e desenvolvimento em indivíduos de todas as idades. Sua importância reside na capacidade de identificar obstáculos como dislexia e TDAH, criar estratégias de ensino adaptadas e auxiliares na recuperação e reabilitação de crianças, jovens e adultos, facilitando o processo educativo e social. 


É uma questão de neurociência, psicologia e pedagogia para compreender como o cérebro, o comportamento e a aprendizagem se relacionam.


O objetivo é analisar as dificuldades de aprendizagem e os processos cognitivos que afetam o desenvolvimento.


Atua em contextos clínicos e institucionais (escolas), oferecendo suporte a indivíduos com necessidades específicas, bem como a professores e instituições de ensino. 


Qual a sua importância?


》Identificação de Dificuldades: Ajuda a identificar problemas de aprendizagem, como dislexia, disgrafia, discalculia, TDAH, problemas de memória e atenção. 

》Intervenção e Tratamento: Proporciona intervenções e estratégias personalizadas para superar as dificuldades de aprendizagem e aprimorar as habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos estudantes. 

》Promoção da Inclusão: Contribui para a criação de um ambiente educativo mais inclusivo e acessível, adaptando os métodos de ensino às necessidades individuais dos alunos. 


》Aprimoramento Pedagógico: Auxilia na elaboração de conteúdos pedagógicos relevantes e na reestruturação de estratégias de ensino para melhor desempenho escolar. 


》Apoio a Todas as Idades: Intervém não apenas em crianças e jovens, mas também em adultos, auxiliando na reabilitação e recuperação de funções cognitivas. 


》Base para Diagnósticos: O neuropsicopedagogo realiza avaliações para levantar hipóteses diagnósticas, que são usadas para que um médico possa, posteriormente, emitir um diagnóstico preciso, como um transtorno, síndrome ou deficiência.

 

NEUROPSICOPEDAGOGIA

23 setembro, 2025


A Neuropsicopedagogia é uma área multidisciplinar que une neurociência, psicologia e pedagogia para entender e intervir nas dificuldades e processos de aprendizagem humana, focando na relação entre o cérebro, comportamento e aprendizagem.


Profissionais formados na área, chamados neuropsicopedagogos, diagnosticam e aplicam estratégias e intervenções para promover o desenvolvimento cognitivo e a inclusão. 


Objetivos e foco


》Compreensão da aprendizagem: Estuda como o cérebro aprende, quais os processos cognitivos envolvidos e como as dificuldades e transtornos de aprendizagem afetam o desenvolvimento. 


》Diagnóstico e intervenção: Utiliza instrumentos e avaliações neuropsicopedagógicas para identificar distúrbios e transtornos de aprendizagem (como em leitura, escrita e matemática). 


》Promoção do desenvolvimento: Desenvolver estratégias e disciplinas pedagógicas adaptadas às necessidades individuais dos alunos, atualizando o aprendizado e a reintegração pessoal e social. 


Áreas de atuação


O profissional pode atuar em diferentes contextos, como:


》Clínicas: Oferecendo atendimento individualizado e avaliações para crianças, adolescentes e adultos. 


》Instituições educacionais: Trabalhando para criar ambientes de aprendizagem mais eficazes e inclusivos para alunos com necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem. 

 

》Analisar os processos de atenção e memória: Realizar o acompanhamento da evolução do aprendizado.

Aplicar testes e realizar cursos em diferentes contextos educacionais.

 

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE E AS SUAS VERTENTES

23 setembro, 2025



A Psicomotricidade refere-se à aplicação prática dos princípios dos enfoques psicomotores, que integram as áreas afetiva, motora e cognitiva do indivíduo através do movimento e da consciência corporal.


Exemplos de atividades incluem: brincadeiras com bola e corrida para melhorar a cooperação e o equilíbrio; jogos de equilíbrio em travessas para desenvolver a noção de espaço; e atividades com ritmo e linguagem para aprimorar a comunicação e o desenvolvimento da criança. 


Essas práticas são fundamentais para a educação infantil, promovendo autonomia e sucesso escolar ao desenvolver habilidades essenciais. 


É a integração do psiquismo (mente) e da motricidade (movimento), buscando um desenvolvimento global e harmonioso do indivíduo.


Seu foco é o movimento humano e a conscientização do próprio corpo. 


Áreas de Atuação

A psicomotricidade tem diversas aplicações:


》Educação: Na educação infantil e escolar, promove o desenvolvimento integral da criança, facilitando a aprendizagem, a socialização e a autonomia. 


》Clínica: Atua na reeducação psicomotora para auxiliar no desenvolvimento de crianças com dificuldades motoras e de aprendizagem. 


》Gerontopsicomotricidade: Focada na saúde e no bem-estar de idosos. 


》Coordenação motora: Envolve o aprimoramento dos movimentos, seja a coordenação motora ampla (correr, pular) ou fina (exercícios de preensão), como o uso de lápis. 


》Equilíbrio: Atividades que ajudam a criança a se equilibrar em movimento ou em tranquilidade, como andar em uma viagem. 


》Esquema e Imagem Corporal: Atividades que ajudam a criança a tomar consciência do próprio corpo, de suas partes e de seus limites. 


》Lateralidade: A predominância de um lado do corpo, importante para a orientação espacial e a formação da identidade. 


》Organização Espaço-Temporal: A compreensão e organização do espaço e do tempo, através de atividades como jogos e brincadeiras. 


》Ritmo: A percepção e organização do tempo, que contribui para o desenvolvimento da linguagem. 


Importância na Educação Infantil


* Desenvolvimento Integral: Contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo da criança. 

* Sucesso Escolar: Ajuda a preparar a criança para o processo de alfabetização e outras áreas do conhecimento. 

* Autonomia: Promover a autonomia corporal e a maturidade socioemocional.

 

PSICOMOTRICIDADE EM AÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES

23 setembro, 2025


A psicomotricidade é o campo interdisciplinar que estuda a intimidade entre o corpo, a mente e as emoções, focando no desenvolvimento humano e na promoção do bem-estar. Essa Ciência considera o indivíduo de forma integrada, compreendendo como os movimentos corporais, as emoções e as funções cognitivas (como o aprendizado) se influenciam mutuamente. Através de atividades psicomotoras variadas, a psicomotricidade busca organizar e integrar o movimento, facilitando o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e afetivas, sendo especialmente benéfica na infância, mas com aplicações importantes em todas as idades, incluindo o tratamento de condições neurológicas e a promoção da qualidade de vida na terceira idade. 


Pilares da Psicomotricidade


A psicomotricidade é sustentada por três pilares interligados: 


》O querer fazer

(emoção): Refere-se à capacidade de sentir e expressar as emoções, ligadas ao sistema límbico. 


》O poder fazer

(motor): A capacidade de realizar os movimentos, controlando a cooperação e a força, envolvendo o sistema reticular. 


》O saber fazer

(cognitivo): A capacidade de aprender, planejada e organizada como ações, relacionando-se com o córtex cerebral.  


A psicomotricidade é aplicada em diversas áreas, com abordagens distintas: 


》Educação: Ajuda o paciente a estruturar o esquema corporal, melhorando a coordenação motora fina e global, facilitando a noção espacial, a alfabetização e a relação com o mundo. 


》Terapia: Intervém sem tratamento de condições como paralisia cerebral, atrasos no desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem e recuperação de acidentes vasculares cerebrais (AVC). 


》Reabilitação: Auxilia na reabilitação de traumas, na prevenção de quedas e no isolamento social em idosos. 


》Relação Social: Promover a capacidade de interagir e se relacionar com o mundo e com as outras pessoas. 


Benefícios da Psicomotricidade:


*Desenvolvimento integral da criança/adolescente/adulto.

* Melhora da coordenação motora e do equilíbrio.

* Aprimoramento da atenção, memória e concentração.

* Fortalecimento da autoestima e autoconfiança.

* Dificuldade na construção do conhecimento da própria existência no mundo, e na consciência corporal.